O Clima e as paisagens vegetais na América.



No mundo há uma grande diversidade de climas por causa de vários fatores existentes que influenciam as características do clima de uma região. Fatores como pressão, umidade, temperatura das massas de ar, latitude, altitude, correntes marítimas, continentalidade, maritimidade e vegetação é que determinam as condições atmosféricas predominantes do clima.


Dentre os mais variados tipos de clima existentes, os principais são
:

Clima Equatorial: Com temperatura média de 25ºC, é caracterizado por períodos quentes e chuvosos durante quase todo o ano.

Clima Tropical
: Possui variação de temperatura, sendo que o inverno é marcado por temperaturas médias acima dos 20ºC, com períodos de seca; e verão com temperatura média superior a 25ºC, com período de chuvas abundantes.

Clima Subtropical: Possui variação de temperatura, sendo que o verão é marcado por temperaturas entre 15 e 20ºC e o inverno marcado por temperaturas entre 0 a 10ºC.

Clima Desértico
: Possui temperaturas médias entre 20ºC e 30ºC. É caracterizado por ser bastante seco.

Clima Temperado
: Possui boa definição das estações do ano, porém sofre alteração em regiões próximas aos oceanos e mares que tem seu inverno menos rigoroso e verão mais ameno.

Clima Mediterrâneo: Possui temperaturas médias superiores a 25ºC com verão quente e seco e inverno chuvoso.

Clima Frio
: Possui temperaturas médias negativas pelo fato do inverno ser mais longo e rigoroso. O verão ocorre em um período curto de forma amena.

Clima de Montanhas
: Possui temperatura variável de acordo com a altitude, ou seja, quanto maior a altitude menor é a temperatura. Mesmo em regiões tropicais, o clima de montanha é predominante nesse relevo.

Clima Polar
: Possui temperaturas abaixo de zero constantes. O inverno é longo, o verão muito seco e curto.

Clima semi-árido
: Possui temperatura elevada com baixa umidade atmosférica.

As Correntes Marítimas

As correntes marítimas são verdadeiros "rios" de água salgada dentro dos oceanos. Conforme a latitude em que se originam, elas podem ser de águas quentes ou de águas frias. As correntes marítimas podem influir no clima. A corrente do labrador, por exemplo, contribui para que as temperaturas na costa nordeste da América do norte sejam mais baixas ainda. Este chega a provocar o congelamento das águas do porto de Nova York. A corrente do Golfo, por sua vez, aquece o clima do Golfo do México e contribui para a pluviosidade da região, pois suas águas quentes favorecem a evaporação. Nas regiões áridas da américa, por sua vez, temos a corrente do Peru ou de Humboldt, que passa pela costa do peru e norte do Chile. Ao passar sobre as águas frias desta corrente, as massas quentes vindas do oeste perdem calor, condensam-se e se precipitam no próprio mar, e quando chegam ao continente, os ventos já estão sem umidade suficiente para provocar chuvas. O mesmo ocorre na costa oeste da América do Norte, devido a presença da corrente da Califórnia. Tais massas podem carregar ainda uma pequena umidade. Ao sofrer resfriamento sobre o continente, essa umidade transforma-se em neblina, e apesar da ocorrência desta, quase não chove na costa do Peru e Norte do Chile.

A influência das estações do ano

Devido ao movimento de translação da terra e a inclinação do eixo de rotação do nosso planeta, a intensidade de radiação solar varia no decorrer do ano. Em dezembro, é o hemisfério sul que recebe mais intensamente os raios do sol, enquanto o hemisfério norte passa elo período de menor insolação de todo o ano. Em junho, por sua vez, é o hemisfério norte que é atingido com mais intensidade pela radiação solar, enquanto o hemisfério sul passa pelo período em que recebe a menor quantidade de luz do sol. Por isso, o aquecimento do ar nos dois hemisférios varia conforme a época do ano, ocasionando mudanças na pressão atmosférica. Em conseqüência das alterações da pressão atmosférica e temperatura, as massas de ar se deslocam no decorrer do ano. Com seu deslocamento, elas determinam as características gerais dos climas.

A maritimidade


A maritimidade - proximidade em relação ao mar - ameniza as tendências da temperatura. Se o ar for quente, sua temperatura ficará mais baixa, e se for frio, a temperatura será mais elevada. Ao contrário da maritimidade, a continentalidade - distância em relação ao mar - acentua o calor e o frio, conforme a condição do ar. Isso ocorre porque a água demora mais para aquecer do que as superfícies continentais. Mas, uma vez aquecida, a água perde calor mais lentamente do que a terra. Esse fator também influi nas amplitudes térmicas de uma região, isto é, nas diferenças entre a maior e a menos temperatura. Nas áreas próximas ao mar, a variação de temperatura é menor do que no interior dos continentes. No nordeste da América do norte, por exemplo, a maritimidade contribui para que o clima temperado tenha verões mais brandos e invernos mais curtos que nas planícies centrais. Na região do Paraguai, por sua vez, a continentalidade torna os verões extremamente quentes.

Fatores determinantes do clima do continente Américano

O continente americano apresenta uma grande variedade de climas em decorrência de diversos fatores, como a latitude, o relevo, as correntes marítimas e a continentalidade.
Consequentemente, nele encontramos também grande diversidade de paisagens vegetais.

OS FATORES CLIMÁTICOS

Além da latitude, existem outros fatores que contribuem para determinar as condições climáticas de uma região. Entre eles destacam-se a altitude, a maritimidade, correntes marítimas e, principalmente, a dinâmica das massas de ar.

A ALTITUDE

A temperatura diminui em média 1ºC a cada 180 metros de altitude. Isso ocorre porque parte do calor do ar é transmitido pelo solo aquecido pela radiação solar. Do total da radiação que chega à terra, 34% são refletidos por elementos presentes na superfície e na atmosfera (partículas de poeiras, por exemplo); 19% são retidos pela atmosfera, e a maior parte 47%, é absorvida pelas águas e terra da superfície. Daí o calor é transmitido para o ar. Como podemos ver, a superfície terrestre é a principal fonte de calor da atmosfera. Além disso, a pressão atmosférica, e portanto, a densidade do ar, diminui com a altitude. Tornando-se rarefeito, o ar tem menos massa, o que significa menor capacidade de absorver e conservar o calor. É também por isso que, nas altas camadas da atmosfera, o ar é extremamente frio. Como as montanhas mais elevadas do continente americano situam-se a a oeste, é nessa região que ocorre a maior influência da altitude sobre o clima, e mesmo as montanhas situadas na zona tropical, as temperaturas são baixas, sendo que a altitude anula a influência da latitude. Por isso, em plena zona tropical, encontramos áreas de climas temperado e frio, como os cumes de montanhas dos Andes, que permanecem cobertas de gelo o ano todo. Ex: o planalto boliviano apresenta características próprias dos climas de montanha devido a altitude.